CC50 - O Curso de Harvard!
Professor: Gabriel Lima Guimarães
Lançado em: 21/10/2013
Nível: Iniciante

Release lição: Uma lição por dia
Certificado: Nenhum certificado dado para este curso
Índice
Este curso é gratuito para os associados!  
Visualizado ? Nível
Semana 0
Semana 1
Semana 2
Semana 3
Semana 4
Semana 5
Semana 6
Semana 7
Semana 8
Semana 9
Este curso é gratuito para os associados!  
Descrição

CC50

CC50 (Ciência da Computação 50) é uma adaptação totalmente em português do curso CS50 (Computer Science 50) de Harvard (Harvard de verdade mesmo, la em Boston - Massachussets), tudo isso gratuito.

Esse é o curso básico de ciência da computação da universidade mas, por ser tão envolvente e instrutivo (os deveres de casa chegam a ser divertidos... De Verdade!!!), e ao mesmo tempo requerer uma dedicação considerável do aluno, já se tornou "lendário" no campus e fora dele. Os alunos vestem até camisa "I did CS50!" ("Eu fiz CS50!") para exibir ao mundo o mérito de ter feito (e terminado) o curso.

O CC50 tem a duração de aproximadamente 11 semanas, com duas aulas de pouco mais de uma hora por semana (assim como o original) e um Set de Problemas para ser resolvido por semana (nada de exercícios escritos, tudo programando no computador). Todos os alunos do CS50 original se surpreendem com a grande quantidade aprendida ao final do curso, em tão pouco tempo. Esse site onde você está agora, por exemplo, foi basicamente TODO escrito com conteúdo aprendido em alguns meses no CS50, incluindo todos os sistemas de login, registro, etc.

É magica?! É.

OMG! Mas é muito difícil! Eu não sei programar nada! Além do mais é um curso de faculdade! Será que eu consigo?!

Resposta rápida: Sim!

Reposta longa: O curso é difícil? Sim, mas é plenamente possível de ser feito, por todos.

Primeiramente o curso explica tudo desde o princípio mesmo sobre ciência da computação, o aluno não precisa ter conhecimento prévio nenhum para participar (Ok, precisa saber mexer com o mouse e o teclado).

Além do mais ele é feito para muitas pessoas (em Harvard, todo ano, cerca de 500-600 pessoas fazem o CS50), mas tem foco individualizado. Como assim? Cada aluno pode fazer as coisas em um ritmo um pouco diferente sem problemas. Existem Sets de Problemas normais e Sets de Problemas edição Hacker, que são para aqueles espertinhos que já tem algum conhecimento prévio, ou simplesmente querem se dedicar mais (e naturalmente aprender um pouco mais), e você escolhe qual dos dois irá fazer, podendo até parar no meio de um Set de Problemas por estar muito difícil (ou muito fácil?!) e mudar de versão, ninguem ganha ou perde nada por fazer uma versão ou a outra.

Mesmo assim não acredite que os Sets de Problemas são verdadeiramente fáceis, eles tomam tempo, sim, e levam o aluno a aprender muito na busca da realização de um problema, esse é um curso exigente, ideal para alunos que gostam de se desafiar. Mas não se assuste pois, apesar de tomarem tempo, os Sets de Problemas são apresentados de forma bem coloquial e são verdadeiramente divertidos.

A maioria dos alunos do curso original entram no computador religiosamente às 19 horas toda quarta-feira (quando os Sets de Problemas são liberados na internet) pois eles já terminaram o ultimo e estão ansiosos para começar o próximo.

O CC50 tenta ser o mais fiel possível ao curso original. Todo o material das aulas e dos Sets de Problemas é traduzido diretamente do material original. Isso significa que você vai aprender tudo mesmo que todos os alunos de Harvard aprendem (E talvez que você será o fundador do novo Facebook?!).

Ok... E o que eu faço com tudo isso...?

Bem, o curso como um todo ensina muito mais do que programação, ensina ciência da computação de verdade, que levará você a enxergar problemas do mundo real de um novo ponto de vista, com conhecimentos que podem ser aplicados nos mais diversos campos. Muitos ex-alunos do CS50 original podem ser hoje encontrados em campos como biologia, medicina, arte, literatura. Além de, claro, engenharia, eletrônica, informática, etc.

Os alunos aprendem também muito sobre como os computadores e a internet funcionam, e sobre programação. A maior parte do curso trata da linguagem C, que é uma linguagem muito poderosa. Desde microcontroladores até sistemas científicos avançados podem ser controlados com C. Mas a idéia não é se restringir a uma única linguagem, pelo contrário. A idéia é ensinar você a se ensinar outras linguagens. Como assim?! Com uma boa base em C você vai ver como é fácil e rápido aprender (sozinho) outras linguagens como HTML, PHP, Java, Ruby, Python, SQL e outras (Linguagens aprendidas diretamente no CC50 são C, XHTML, CSS, PHP, Javascript e SQL).

Entao após terminar o CC50, você tem uma ótima base para trabalhar com Webdesign, Bancos de Dados, Sistemas Eletrônicos, programação de Software, entre outros.

Atualmente, os cursos técnicos integrados do IFES e de outras escolas de Ensino Médio e Superior, tem um currículo de programação bem superficial Mas o CC50 traz uma base muito mais reforçada no assunto, que é útil para alunos de qualquer curso, com qualquer ideal de carreira.

CC50 é o curso de Harvard, no Brasil!

Preço
Grátis: R$ 0
Professor
Gabriel Lima Guimarães

Me chamo Gabriel Lima Guimarães, tenho 17 anos (2011), moro em Vitória - Espírito Santo e sou aluno do 6º módulo de Eletrotécnica Integrado no IFES.

Tive a oportunidade de fazer o curso CS50 original de Harvard, pela internet no site http://cs50.net/ e o achei uma experiência única. Pensei que seria uma ótima idéia repassar essa oportunidade para outros alunos do Brasil, que talvez não dominem a língua inglesa. Essa idéia foi apoiada e autorizada pelo instrutor original do curso de Harvard, David Malan, que me passou todo o material, então resolvi desenvolver esse site e traduzir tudo, criando a infra-estrutura necessária para o CC50.


Cursos deste professor

Nome Nível Data de Lançamento
CC50 - O Curso de Harvard! 21/10/2013
Requisitos

Outros:

Agora qualquer um pode fazer o CC50 de qualquer lugar do mundo!

Aqui você pode fazer o CC50 de forma gratuita, auto-didata e independente pela internet, e nem precisa de chave ou registro para isso. Basta assistir às aulas disponíveis em vídeo aqui e fazer os Psets disponíveis aqui. Uma ótima ideia também é criar uma conta no Forum para tirar dúvidas e conversar com outras pessoas sobre o conteúdo.

Como a demanda é muito grande, nós infelizmente não temos condições de corrigir exercícios ou emitir certificados para alunos a distância. Se você tiver qualquer outra dúvida não hesite em mandar um email para [email protected].

Obs.:

  • O que é CC50?

    CC50 significa ciência da computação 50 e é uma adaptação totalmente em português do curso de mesmo nome (CS50 - Computer Science 50) da universidade de Harvard.

    Esse é um curso feito 100% de alunos para alunos. As aulas acontecem no IFES campus Vitoria e são abertas para todos os alunos interessados.

  • Harvard?! Como pode?!

    Todas as aulas e o material do curso original de Harvard são disponíveis para todos no site http://www.cs50.net. Por isso o CC50 pode disponibilizar esse material para você gratuito e traduzido!

  • Preciso pagar alguma coisa?

  • Mas eu vou aprender a mesma coisa que os alunos de faculdade de Harvard?!

    Sim, exatamente a mesma coisa. Todo o material, os Sets de Problemas, os slides utilizados e o conteúdo das aulas é adaptado diretamente do CS50 e tenta ser o mais fiel possível ao material original.

  • Devo participar?!

    Sim!

    CC50 é um curso feito para todos! Os que pensam em seguir carreira na área de ciência/engenharia da computação ou não. Mais do que simplesmente ensinar você a programar, esse curso ensina você a pensar mais metodicamente e a resolver problemas de maneira mais eficiente. Por isso todos podem aproveitar os conhecimentos aprendidos no CC50 em praticamente qualquer área. Além disso, a base de programação é uma ótima habilidade para ajudar-lhe a resolver problemas do mundo real com velocidades e maneiras que nenhum humano conseguiria.

  • Posso participar?!

  • Quais são os pré-requisitos?

    Nenhum. O CC50 não assume que você tenha experiencia anterior alguma em programação ou computadores.

    Porem, cada aluno precisa ter acesso em casa a um computador com internet, onde ele possa instalar programas necessários para resolver os Sets de Problemas. A maior parte do curso se passa no seu proprio computador.

  • Mas e se todos no curso já souberem mais do que eu?!

    O CC50 é feito com foco individual. Os Sets de Problemas possuem duas edições: edição normal, mais simples, e edição Hacker, mais aprofundada, e cada aluno pode escolher, a cada semana, qualquer uma das duas sem nenhuma penalidade.

    Portanto não há problema nenhum se alguns alunos já tiverem algum conhecimento prévio e outros não.

    No CS50 original, 88% dos participantes declaram fazer parte do grupo "menos confortável" em relação a computadores e programação. Se você não entende nada do assunto não há problema nenhum, pois a maioria estará na mesma situacao que você.

  • Quanto tempo eu precisarei gastar para fazer o curso?

    O CC50 tem a duração de aproximadamente 11 semanas, com 2 aulas de pouco mais de uma hora por semana. Além disso você precisa fazer os Sets de Problemas em casa, toda semana.

    O tempo gasto com esses Sets varia muito de aluno para aluno. Mas em média são necessárias 8 horas por semana. Muitos podem se assustar com esse tempo, mais saiba que esses Sets são de fato extremamente divertidos! você vai notar que 8 horas de problemas verdadeiramente desafiantes e envolventes, do mundo real, passam muito mais rápido do que 30 minutos semanais de qualquer outra atividade monótona, sem contar que a maioria dos alunos, ao final dos Sets de Problemas fica ansioso por mais e espera o próximo.

    Programação é uma arte que só pode ser aprendida atraves da prática. Quanto mais tempo você gastar com os Sets de Problemas e o curso em geral, mais você aprenderá.

  • É difícil?!

    O CC50 é um curso desafiante e envolvente. Para falar a verdade é mais consumidor de tempo do que difícil de verdade. você não precisa de forma alguma ter medo de não conseguir, os Sets de Problemas são feitos exatamente para lhe ajudar em tudo passo-a-passo e levar você diretamente ao problema.

    Você se desafia e aprende muito com isso.

  • Quais linguagens são abordadas no CC50?

    Linguagens de verdade são C, PHP e Javascript. As outras linguagens de display/estilo/auxilio são XHTML, CSS e SQL. Todas menos C são voltadas para Web Development.

    Mas além dessas linguagens, o CC50 lhe mostra como é fácil aprender (sozinho) novas linguagens, e como se pode transportar os métodos e algoritmos utilizados e conhecidos de uma linguagem para outra.

  • O que eu saberei fazer no final?

    Apos terminar o CC50, você terá uma boa base em programação em geral, além de entender melhor como funcionam os computadores e a internet.

    Você saberá gerenciar bancos de dados, criar e estilizar websites como esse onde você se encontra agora, que foi feito totalmente com o conteúdo aprendido no CS50, projetar e criar jogos, modelos computacionais, softwares ou simplesmente programas para resolver os seus problemas do dia-a-dia.

    Você com certeza se surpreenderá com a quantidade aprendida em tão pouco tempo.

  • Tem nota?

    Sim, todos os Sets de Problemas são avaliados e cada aluno recebe uma nota ao fim do semestre.

  • Preciso continuar até o final, se eu não gostar?

    Não, se você achar que não é algo para você ou realmente não gostar tem a opção de abandonar o curso.

    Todo aluno que não comparecer a 3 aulas seguidas ou não enviar 3 Sets de Problemas seguidos está automaticamente excluido.

  • Quem é o Instrutor do curso?

    Eu me chamo Gabriel Lima Guimarães e também sou aluno do 6o módulo de Eletrotécnica Integrado no IFES.

    Já trabalho com programação há alguns anos e me correspondo pela internet com o professor original do CS50, David Malan.

    Para os interessados o meu email é [email protected]" style="text-decoration: underline;">[email protected].

  • Outras dúvidas?!!

    Se você tiver quaisquer outras dúvidas, reclamações ou sugestões, não exite em nos contatar!